Cada fabricante aplica configurações singulares a cada sistema, o que faz com que a recuperação também seja singular.
Quando falamos de avarias de controladora ou avarias nos HDD/SSD, a complexidade da parametrização é determinada pelo fabricante e por quem inicialmente configurou o RAID.
Listamos abaixo fabricantes de equipamentos NAS, DAS, SDS e SAN que são de possível recuperação.
Synology®, Western Digital®, QNAP®, D-Link®, Apple®, EqualLogic®, Linksys®, Buffalo™, Hitachi Data Systems LSI™, StorNext®, Cisco™, HP Hewlett® Packard, NetApp™, StorTrends®, Compellent Technologies, I-O Data, NetGear®, DataCore™, Software IBM® Nexsan™, Thecus®, Dell™, Infortrend®, ONStor™, Iomega®, Oracle® X-IO™, Technologies Drobo™, Pillar® Data Systems, LaCie®.
Traduzimos a nossa experiência
Particular
Excelentes profissionais.
O orçamento foi claro e com todo o detalhe, os prazos foram cumpridos e a recuperação foi realizada a 100%. O meu sistema estava em RAID (Synology SHR – tolerância de falha de um disco) e dois discos falharam ao mesmo tempo (no total a unidade lógica era composta por 8 discos).
A HD Rescue conseguiu fisicamente restaurar os dois discos em falha, reconstruir a unidade lógica e recuperar tudo.
De todos os sistemas raid que recebemos para diagnóstico em média 80% possuem discos com avarias físicas.
Descrevemos os problemas mais comuns por ordem de ocorrência.
A falha da controladora de RAID é uma das causas mais comuns de perda de dados. A controladora retém todas as configurações do sistema RAID, se falhar existe a perda imediata de acesso aos dados.
A simples substituição da controladora avariada não resolve o problema. A nova controladora não terá a parametrização e configurações necessárias para o sistema funcionar.
Quando existe falha de um disco de um sistema RAID, o sistema sugere efetuar um rebuild (reconstrução) do sistema. Isto é uma função existente em todos os equipamentos que suportam RAID, que serve para recuperar e restaurar o RAID após a falha de um disco.
Acontece que por vezes, devido a falhas com este sistema, a reconstrução pode ser feita de forma incorreta, o que pode provocar a perda total ou parcial dos dados.
Estes sistemas são vitímas comuns de ataques de Ransomware. Estes atacantes exploram fragilidades de segurança nos equipamentos e encriptam todos os dados com chaves que só o atacante tem acesso.
Cerca de 80% dos sistemas RAID que recebemos para recuperação têm como falha comum a avaria de múltiplos discos.
Dependendo da configuração de RAID, o sistema está preparado para lidar com a falha de um disco sem que exista qualquer perda de dados, ou mesmo sem que o sistema seja interrompido.
Quando múltiplos discos falham, perde-se por completo o acesso aos dados.
Todos os equipamentos que suportam RAID funcionam com um sistema operativo como Windows ou Linux. Estes sistemas operativos podem falhar, fazendo com que se perca o acesso aos dados.
Se um equipamento ficar subitamente sem energia, pode sofrer graves danos no sistema RAID, podendo em alguns casos causar a perda de acesso aos dados.
Outro problema elétrico comum são os picos de tensão, que podem danificar os circuitos elétricos do equipamento, causando também a perda de acesso aos dados.
É muito comum que os colaboradores que têm acesso a estes sistemas cometam algum tipo de erro que provoque uma perda de dados.
Entre outro, os erros mais comuns são, eliminar pastas ou ficheiros por engano, formatar o volume, passwords esquecidas, engano na substituição de discos em falha, tentativas de alterar as configurações de RAID.
Fale com um especialista.
Segunda a Sexta-feira
9:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00
Já é nosso parceiro?
Faça o seu login
Quer ser nosso parceiro?
Preencha o formulário
Irá receber uma resposta automática para o seu e-mail com a confirmação do pedido. Caso não o receba pedimos que verifique a sua caixa de SPAM.